O terceiro setor, engloba organizações sem fins lucrativos, instituições, entidades beneficentes, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP) que são movidas por um propósito social, trabalhando incansavelmente para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais. Contudo, para alcançar o sucesso e a sustentabilidade da sua operação, recomenda-se que o terceiro setor adote estratégias eficazes de intervenção, desenvolvendo parcerias sólidas e focando na devida comprovação dos seus resultados e impactos no território de atuação.
Para que estas das organizações do terceiro setor aprimorem seu desempenho e consigam cada vez mais atingir sua missão, separamos alguns insights que julgamos como fundamental, quais sejam:
a) Estabeleça uma missão clara e objetiva. Cada organização deve ter um propósito bem definido que orientará todas as suas atividades, bem como os resultados pretendidos a partir de cada intervenção. Além disso, a devida capacidade de mensurar e comunicar o impacto gerado.
b) A transparência em relação ao uso de fundos, das doações, práticas éticas e relatórios financeiros claros são importantíssimos, tanto na prestação de contas com os agentes que investem recursos (financeiro ou não) na organização, quanto no próprio controle interno. Portanto, é importante manter a confiança do público, garantindo que o recurso doado seja sempre utilizado da melhor forma possível.
c) Desenvolvimento de estratégias eficazes de captação de recursos, isso envolve diversificar as fontes de receita, como por exemplo a busca por doações individuais, parcerias com empresas e campanhas de angariação de fundos. Uma estratégia bem elaborada assegura a estabilidade financeira da organização.
d) O terceiro setor muitas vezes enfrenta desafios complexos que exigem uma abordagem colaborativa, parcerias estratégicas com outras organizações, empresas e equipamentos públicos podem ampliar o alcance e o impacto. Além disso, é uma medida tática eficaz para a construção de redes colaborativas com outras organizações que se dedicam para os mesmos objetivos.
e) Uma gestão eficaz deve contar com processos claros, efetivos e uma governança interna sólida, bem como a composição de líderes competentes e dedicados a organização, políticas e procedimentos bem definidos e uma gestão financeira que não gere gargalos internos
f) O ambiente do terceiro setor está em constante evolução, e é importante que as organizações estejam dispostas a inovar e se adaptar a novos desafios, uma vez que estes irão surgir para atender as demandas da sociedade.
g) O investimento no desenvolvimento de líderes é essencial, uma vez que quando inspiradores são fundamentais para guiar as organizações, seus colaboradores, voluntários em direção à realização de sua missão.
h) Por fim, o envolvimento da comunidade e o voluntariado são recursos valiosos que podem ampliar os esforços da organização e agregar diferentes perspectivas nos negócios.
As organizações do terceiro setor devem realizar avaliações regulares para determinar o que está funcionando e o que não está, esta análise permite a melhoria contínua tanto dos processos internos quanto das atividades realizadas em busca do objetivo desejado.
O sucesso na geração de impacto no terceiro setor nem sempre é imediato, muitas vezes, é construído ao longo do tempo, portanto mantenha o foco nos resultados de longo prazo e na visão maior, mesmo diante de desafios temporários que poderão surgir.
Indicamos abaixo organizações que desenvolvem soluções voltadas para o fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor.