Como tudo começou
A fundação do IMF é o resultado de uma trajetória de atuação na filantropia e na preocupação com o bem-estar da sociedade.
Muitos projetos, pessoas e realidades foram transformadas a partir do protagonismo dos fundadores no comprometimento com a transformação social no Brasil.
Fundado em 2020, o Instituto Max Fabiani é uma organização de origem familiar, privada sem fins lucrativos, que possui como propósito a geração de impacto positivo na sociedade por meio do investimento social privado estratégico.
Desde sempre, a família Fabiani liderada pela Dona Creuza Rezende Fabiani, exerceu a filantropia, doando recursos, bens e mais do que tudo tempo de qualidade com os mais necessitados. Esse histórico de doação é a base estrutural para o que é hoje o Instituto Max Fabiani.
Entendemos que um dos nossos papéis enquanto grantmaker seja de fortalecer o setor de impacto social no Brasil dentro das áreas em que decidimos atuar. Diante disso queremos ampliar cada vez mais a nossa rede de parcerias com projetos transformadores e que gerem impacto positivo na sociedade.
O que já aconteceu até agora
Desde a fundação do IMF, já contamos com 10 parcerias realizadas e milhares de vidas impactadas através das organizações que puderam continuar com seu trabalho e ampliar seu atendimento de maneira mais qualificada.
Atualmente o nosso foco de atuação está centralizado na Educação e Assistência Social, apoiando organizações a ampliarem o seu impacto de maneira estruturada e sustentável. Por isso, a nossa atuação se consolidará por meio de duas estratégias:
Estratégica e Sistêmica: Olhamos para desafios complexos da sociedade e que demandam ações de caráter estrutural e estratégico, onde muitas vezes o impacto será percebido mais no longo prazo, porém com resultados eficazes e ambiciosos.
Assistencialista Emergencial: Focamos em projetos e demandas tão importantes quanto a linha estratégica e sistêmica, porém com necessidade mais emergencial. Neste caso os resultados são tangíveis no curto/médio prazo.
Diante da origem do legado da família, foi definido que a região do Centro-Oeste, em especial o Mato Grosso do Sul, será onde ocorrerão a maior parte das ações e projetos.
Conheça um pouco mais dos nossos projetos apoiados
Em decorrência da pandemia, o ano de 2021 ficou marcado pelo nosso apoio de caráter emergencial, auxiliando no combate à fome e no apoio às pessoas que estavam em tratamento de doenças graves. Realizamos parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Associação Aliança pela Vida.
Em 2022 centralizamos os nossos esforços em elaborar o nosso primeiro Planejamento Estratégico e organização das nossas estruturas internas e de comunicação. Além disso, buscamos fortalecer e pilotar as nossas primeiras experiências no Centro Oeste, região de interesse, nos aproximando das redes municipais de ensino de Rio Brilhante, Maracaju e Campo Grande.
O ano de 2023 vem sendo marcado pelas ampliações das parcerias e apoio à projetos, onde passamos a atuar no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Em São Paulo por meio da parceria com o Espaço Educacional Quilombo Guarani, Associação Missão Belém e a Casa da Mulher Paulistana, organizações que se desafiam diariamente atuando em regiões de alta vulnerabilidade oferecendo melhores condições de vida a sua população local (Educação, Acolhimento, Empregabilidade).
Na Paraíba, passamos a apoiar 2 projetos incríveis na área da Educação que estão transformando inúmeras vidas. São eles, Associação Acolher para a Vida – AAPAV e Escola dos Sonhos.
Já no Mato Grosso do Sul, visando a economia e sustentabilidade, investimos na instalação do sistema de energia solar no Hospital Municipal de Rio Brilhante que atende toda a população do entorno. Também demos início a uma parceria com a Nova Escola e a Rede Municipal de Ensino de Maracajú, com o desafio de criar estratégias para a recomposição das aprendizagens não desenvolvidas durante o período das escolas fechadas e do ensino remoto.
O que nos espera para o futuro
Para o futuro, desejamos que o IMF consiga transformar um maior número de realidades possíveis, rompendo as barreiras da desigualdade social, do acesso à uma Educação justa, acessível, de qualidade e de todas as formas de preconceito e exclusão.
Dessa maneira queremos desenvolver e apoiar projetos estratégicos orientados para geração de impacto positivo na sociedade.
Entendemos que a Educação é pauta central para o desenvolvimento social, portanto iremos cada vez mais focar em ações estratégicas que ajudem na qualificação da Educação brasileira, fazendo com que as nossas crianças tenham acesso a um processo de aprendizagem de qualidade possibilitando que tenham um futuro melhor.