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10 de janeiro de 2025
5 ferramentas para planejar o primeiro ano de gestão
Por onde começar a organizar a gestão da Secretaria de Educação?
5 ferramentas para planejar o primeiro ano de gestão

A transição de gestão é um momento crucial na construção de uma educação de qualidade em qualquer esfera governamental. Mas no caso dos municípios, por onde começar? Confira a seguir 5 ferramentas essenciais para lidar com os desafios dos primeiros meses de gestão.

De quatro em quatro anos, além de se organizarem para as celebrações de Natal e Ano Novo, as equipes das Secretarias municipais, que tiveram alterações na estrutura de governança da rede, precisam se preparar para a transição de governo. No dia 01 de janeiro tomaram posse prefeitos e secretários em todo o Brasil. São 2.461 municípios que, em 2024, reelegeram suas gestões e precisam, agora, reorganizar a casa e 3.109 que contam com novas equipes.

Secretários de Educação se veem diante de centenas de prioridades e dezenas de ações em andamento. Por onde começar, então? Onde alocar o orçamento? Qual política continuar, qual descontinuar, qual implementar? Quais metas definir? Quais instrumentos usar para acompanhar o andamento das iniciativas?

Por ser esse um momento muito desafiador para aquelas e aqueles que acabaram de ocupar o cargo, elaboramos uma lista de ferramentas, documentos e sugestões de leitura que podem ajudá-lo nos primeiros meses de gestão. Confira:

1) Plataforma Conviva Educação

É um sistema de gestão gratuito, que existe desde 2013, para Dirigentes Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares, mantido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime). Na plataforma, você encontra conteúdos organizados em 12 áreas:

  • Alimentação Escolar
  • Transporte Escolar
  • Estruturação e documentação
  • Gestão administrativas
  • Gestão de pessoas
  • Gestão pedagógica
  • Gestão orçamentária e financeira
  • Gestão democrática
  • Memorial de gestão
  • Regime de colaboração
  • Relacionamento entre SME e escolas
  • Plano Municipal de Educação

Além de ferramentas de trabalho para toda a equipe, entre as quais:

  • Agenda da Secretaria e compromissos indicadores pelo Conviva
  • Arquivos da Secretaria
  • Planejamento anual
  • Programas e projetos de adesão gratuita
  • Calendário escolar
  • Elaboração de Cardápio
  • Rota de transporte escolar
  • Diagnóstico da gestão democrática
  • Registro de matrículas, escolas e estudantes
  • Infraestrutura de prédios e organização da rede
  • Receitas e despesas

Para utilizar o material é necessário trabalhar em uma Secretaria Municipal de Educação e fazer o cadastro.

2) Agenda dos Cem Primeiros Dias Orientações ao Dirigente Municipal de Educação

A edição de 2025, atualiza o material que é um excelente compilado sobre as principais responsabilidades do gestor (administrativa, política e social) e as prioridades que devem basear seu mandato (garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem com qualidade). Ao longo do texto, ele relaciona e indica materiais e ferramentas da plataforma do Conviva.

Entre os temas estão:

  • O conhecimento da gestão e da documentação da educação municipal
  • O levantamento das necessidades básicas das unidades escolares para que funcionem regularmente
  • O sistema de transporte escolar
  • Oferta de alimentação escolar
  • As organizações administrativa e pedagógica da rede
  • O inventário de bens móveis e imóveis

3) Plataforma Conviva Educação

Em 2006, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Undime, lançou o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) com o objetivo de fortalecer a atuação dos Secretários na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais, incluindo o foco nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Embora o material não tenha sido mais atualizado, os cadernos ainda estão disponíveis e muito do seu conteúdo permanece atual.

Cada caderno está dividido em três temas e você pode acessá-los abaixo.

Caderno 1:

  1. A educação no contexto da política de desenvolvimento com igualdade social
  2. Organização da educação nacional no contexto do fortalecimento da educação básica: o papel do município
  3. Avaliação de Políticas Educacionais

Caderno 2:

  1. Políticas educacionais para um Brasil de todos
  2. Financiamento e gestão orçamentária da educação
  3. Gestão de recursos materiais

Caderno 3:

  1. Gestão Democrática da Educação
  2. Gestão Pedagógica da Educação Escolar
  3. Valorização dos trabalhadores da educação: docentes e não-docentes

4) Educação Já Municípios

O documento elaborado pelo Todos pela Educação apresenta um panorama de dados e informações a respeito da situação educacional de cada município brasileiro, de maneira bem estruturada e de fácil compreensão.

É possível fazer o download do arquivo (aqui) e se inteirar das recomendações de políticas públicas para os próximos anos das gestões municipais. Elas estão divididas em cinco eixos com diversas ações propostas para cada um deles. Os eixos são:

1 – Crianças e Jovens
2 – Professores
3 – Ensino e Aprendizagem
4 – Escolas
5 – Secretarias

Além disso, na plataforma, há outros materiais que contribuem para a gestão. O primeiro deles, intitulado “3 objetivos e 10 prioridades para a educação municipal”, sugere prioridades para o programa de governo. O segundo, “ICMS Educação”, é um guia detalhado sobre como o imposto pode beneficiar a educação e a arrecadação municipal. Já o terceiro, “Financiamento da Educação Municipal”, explica quais são as fontes de financiamento da educação nos municípios e as regras de distribuição desse recurso e traz propostas sobre como a gestão pode empregá-lo.

5) QEdu

O portal congrega dados educacionais dos principais indicadores da educação brasileira, provenientes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Censo Escolar.

É possível consultar as informações nacionais, mas também por estado, município e até escola, o que permite à equipe da Secretaria comparar os resultados de aprendizagem dentro do próprio território, identificando potencialidades e desafios.

Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é possível verificar o nível de proficiência dos estudantes por componente curricular (Língua Portuguesa e Matemática), por etapa de ensino (anos iniciais, anos finais e Ensino Médio) e por esfera (privada e pública municipal, estadual e federal).

Esperamos que essas indicações colaborem para um trabalho de sucesso e para os bons resultados educacionais da sua rede, em especial, a aprendizagem dos estudantes.

Karina Padial
Crédito: Rafael Dardes
Escrito por: Karina Padial
Fundadora e gestora da Mobilize Educação, é consultora pedagógica do Instituto Max Fabiani. Por mais de dez anos, trabalhou na Associação Nova Escola, como gestora de projetos e produtos educacionais voltados para Secretarias de Educação. Antes, cocriou a área de cursos online e foi repórter das revistas Nova Escola e da Gestão Escolar. Participou do 1º Cohorte de Jovens Lideranças Educacionais da América Latina, organizado pelo Leading Education.
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