loader image
21 de outubro de 2024
Novo Fundeb
Alinhar currículo à BNCC permite complementação VAAR.
Novo Fundeb: Alinhar currículo à BNCC permite complementação VAAR

Você provavelmente já ouviu falar no Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação tem como objetivo aumentar e distribuir melhor os recursos da Educação Básica em todo o país, por meio da transferência para estados e municípios de recursos provenientes de impostos.

Mas a Lei 11.494, que, em 2007, que aprovou o Fundeb, estabeleceu que ele se estenderia apenas até 2020. Por isso, ao chegar ao prazo, era necessária uma nova regulamentação. Surge, então, a Lei 14.113, de dezembro de 2020, que torna o Fundeb permanente. Para além dessa conquista importante, seu texto traz novidades para o repasse aos entes federativos. Uma delas é complementação-VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), que estabelece o cumprimento de cinco condicionalidades:

  • I) Escolha do gestor escolar com base em critérios técnicos e participação da comunidade escolar
  • II) Participação de pelo menos 80% dos alunos em exames nacionais do sistema de avaliação da educação básica
  • III) Redução das desigualdades de acordo com nível socioeconômico, raça/cor, desempenho e outras especificidades
  • IV) Repartição do ICMS Educação
  • V) Referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum (BNCC)

Essa complementação estava prevista para ser distribuída, pela primeira vez, com base no ano-exercício de 2023. Assim, os municípios tiveram a oportunidade de comprovar as melhorias de gestão (condicionalidades I, IV e V) por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

E qual foi o resultado? 638 municípios não tinham referenciais curriculares alinhados à BNCC. E, como o atendimento das condicionalidades é cumulativo, devido ao não cumprimento do item V, esses municípios perderam recurso para a Educação. (Neste link, você pode verificar, por município, quais as condicionalidades não cumpridas).

Não podemos mais deixar que esse recurso disponível não chegue até as escolas, não é mesmo? Então, continue acompanhando a nossa série que, no próximo post, vamos trazer dicas sobre como elaborar e implementar o currículo.

Karina Padial
Crédito: Rafael Dardes
Escrito por: Karina Padial
Fundadora e gestora da Mobilize Educação, é consultora pedagógica do Instituto Max Fabiani. Por mais de dez anos, trabalhou na Associação Nova Escola, como gestora de projetos e produtos educacionais voltados para Secretarias de Educação. Antes, cocriou a área de cursos online e foi repórter das revistas Nova Escola e da Gestão Escolar. Participou do 1º Cohorte de Jovens Lideranças Educacionais da América Latina, organizado pelo Leading Education.
Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.