O cuidado com a saúde mental de toda a comunidade escolar envolve promover a conscientização, oferecer acesso a serviços de saúde mental, criar um ambiente de apoio, prevenir o bullying e promover a resiliência emocional. É um esforço coletivo fundamental para o bem-estar de alunos, professores, funcionários e pais.
Em 2021, antes da pandemia de COVID-19, já havia preocupações crescentes com a saúde mental da juventude, o período pós pandêmico provocou um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes em todo o mundo. Segundo um estudo publicado na revista Jama Pediatrics, os sintomas de depressão cresceram 26% globalmente nos jovens de até 19 anos. Já a ansiedade teve um aumento próximo de 10% em crianças e adolescentes no primeiro ano da pandemia.
A saúde mental do estudante pode afetar significativamente seu desempenho acadêmico, bem-estar emocional e qualidade de vida. Os estudantes podem enfrentar dificuldades na concentração, motivação, tomada de decisões e nas relações com colegas. Isso pode resultar em notas mais baixas, faltas frequentes, estresse excessivo e até mesmo o abandono escolar. Portanto, é um assunto fundamental para o sucesso e o desenvolvimento positivo dos estudantes.
A Associação Nova Escola no âmbito da parceria com o Instituto Max Fabiani, elaborou um e-book com curadoria de conteúdos sobre como promover um espaço de cuidado e bem-estar nas escolas em parceria com as famílias e profissionais da saúde.
Faça o download abaixo do e-book e acesse todo o conteúdo gratuito da Nova Escola pelo site www.novaescola.com.br, e para novos conteúdos fiquem atentos a nossas redes sociais Instagram e LinkedIn, se inscrevam no nosso Periódico para novidades do Blog e projetos apoiados.