O terceiro setor é caracterizado por organizações da iniciativa privada, sem fins lucrativos que prestam serviços (diretos ou indiretos) voltados a questões de interesse público como a preservação do meio ambiente, a proteção de direitos das minorias, o combate à evasão escolar, ao analfabetismo e à insegurança alimentar. O Estado nem sempre consegue suprir essas demandas, por isso, o terceiro setor possui um importante papel no desenvolvimento de projetos e ações que apoiem na implementação dessas políticas públicas, de maneira qualificada e democrática.
No entanto, nem todas as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) possuem recursos próprios e autonomia suficiente para desenvolver suas atividades, projetos e programas.
Diante disso, cabe a essas organizações realizar o famoso, “fundraising”, ou seja, captar recursos com empresas públicas e privadas, pessoas físicas, doações etc. E essa não é uma tarefa fácil.
O Instituto Max Fabiani, enquanto Organização da Sociedade Civil, faz parte de um conjunto de organizações denominadas “grantmakers”, ou seja, investimos recursos em projetos e organizações que desenvolvam projetos nas nossas áreas de interesse.
Entendendo o desafio e as limitações que muitas organizações possuem no processo de captação de recursos, elaboramos um Guia Básico de Captação para orientação, este documento nada mais é do que um conjunto de ideias iniciais e essenciais que toda organização captadora pode seguir.
Recomendamos sua utilização como referência e se apropriem de outras fontes que possam contribuir para aprofundamento dos processos relacionados à captação.